ESPECTÁCULO   VÍDEO


SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO, de William Shakespeare

Sinopse

Em Atenas, a realeza está em festa. O Duque Teseu prepara-se para desposar Hipólita, rainha das Amazonas, por ele capturada em combate.

Egeu, um grande senhor da cidade, exige a aplicação de uma antiga lei: O pai tem direito a escolher um marido para a sua filha. Caso esta se recuse a casar, será condenada à morte ou à castidade.

Hérmia, a filha, está disposta a enfrentar a morte pelo seu apaixonado Lisandro. Demétrio deseja-a e recusa-se a ceder a sua posição. Helena, a grande amiga de Hérmia, ama Demétrio.

Hérmia e Lisandro fogem da cidade. Helena, conhecedora da fuga, avisa Demétrio. Este precipita-se no ençalço dos amantes, e Helena vai atrás dele em busca de alguma recompensa.

Enquanto isso, seis artesãos de Atenas, preparam uma peça de teatro para apresentar nas festas do casamento real.

Durante a noite, todos se cruzam no bosque, onde Oberon e Titânia, senhores dos poderes da Natureza, negoceiam uma zanga amorosa.

Oberon decide confundir todos. Amantes, artesãos e a própria Titânia vão viver horas de confusão.

Realidade e ficção misturam-se até à restauração da “paz e sossego” com alguns enganos e passes de mágica à mistura.


O espectáculo

O encontro da vontade de fazer esta peça com um elenco já formado, maioritariamente feminino, levou-nos a transformar os artesãos do texto original num grupo de mulheres artesãs, igualmente apaixonadas pela arte de representar e desejosas de agradar aos seus senhores.

Desta forma acaba por sublinhar-se em cena a fragilidade da presença feminina num mundo rigidamente hierarquizado.

Shakespeare põe o casal real a discutir o papel da imaginação dos artistas e espectadores enquanto assistem à peça dos artesãos. Ao teatro dentro do teatro acrescentámos um nível: Os actores representam personagens que representam O Sonho de uma Noite de Verão.

 

                                                                   

Tradução: Fernando Villas-Boas

Encenação Cristina Carvalhal

Dramaturgia: Cristina Carvalhal e Fernando Villas-Boas

Assistência de Encenação: Sérgio Castro

Cenografia e Figurinos: Ana Vaz

Desenho de Luz Pedro Carvalho

Música e Sonoplastia: Sérgio Delgado

Elenco: Alheli Guerrero, Ana Arqueiro, Ana Gouveia, André Teixeira, Diana Sá, Emílio Gomes, Mané Carvalho, Manuela Ferreira, Sara Costa, Sara Pinto Pereira, Teresa Arcanjo, Tiago Correia

Elenco da Turma de Criação do Teatro Oficina: Carla Silva, Alexandrino Silva, Elisabete Abreu, Elisabete Eustáquio, Filipa Pereira, Hugo Jorge, Madalena Gomes, Sílvia Cruz, Paulo Silva.

 

Local: Jardins do Centro Cultural Vila Flor, Guimarães

Datas: 14 a 18 de Julho de 2010


Produção Teatro Oficina